Tempo de leitura: 6 minutos
Importar produtos do exterior é uma ótima oportunidade de fazer renda extra e até mesmo de obter aquele produto que você sonha ter, porque aqui no Brasil o preço é um absurdo. Porém, todo cuidado deve ser tomado. Dessa forma será preciso saber o que ou não ser importado dos EUA.
O Que Pode Ou Não Ser Importado Dos EUA
Certamente, você sabe quais produtos são muito importados, como roupas de marca, relógios, celulares, suplementos alimentares, cosméticos etc. – aqui você verá uma lista dos melhores produtos para importar dos EUA.
Mas, quanto as coisas que são proibidas importar para o Brasil? Bom, isso não é tão comentado, porque as pessoas estão mais voltadas aquilo que querem importar. O que torna ainda mais importante estar ciente do que é proibido importar para o nosso país.
Afinal, você não quer ter problema com a alfândega. Tampouco com a polícia, que em alguns casos poderá ter que intervir. Portanto, pensando nisso e para evitar problemas, preparei esta lista para que você saiba quais são os produtos que você não pode importar dos EUA de forma alguma. Continue lendo!
Saiba quais são os produtos de importação proibidos ou restritos no Brasil
É muito tentador comprar no exterior, os preços são mais baixos, você tem a garantia de qualidade do produto e em alguns casos até de a sua originalidade. Mas, se atente aos produtos abaixo que são interditados pela Receita Federal, serviço de postagem dos EUA e pelos Correios:
- Objeto com função monetária: moedas; notas; cheques; prata; ouro; joias; pedras preciosas e medalhas.
- Livros e brinquedos: simulacros ou réplicas de arma de fogo; livros infantis em língua estrangeira; jogos – de carta, de vídeo e cartuchos e ativados por ficha ou moeda.
- Drogas: bebidas alcoólicas, cigarros, charutos, tabaco, fumo, cachimbos, elementos químicos e psicotrópicos e medicações reprovados pela ANVISA.
- Materiais biológicos: animais vivos; sementes e mudas de café, arbustos; carne e alimentos de origem animal; substâncias perecíveis, que podem ser infecciosas ou não; e produtos que possuem organismos modificados geneticamente.
- Armas no geral: armas de fogo, pistolas de ar ou pressão, facas, punhais, estiletes, espadas, lâminas, munições, silenciadores, acessórios para armas, objetos pontiagudos no geral, cassetetes, aparelhos de choque e algemas, lunetas, miras, binóculos e visores para armas de fogo.
- Outros itens: produtos de vale presentes, cartões de desconto, cupons e vale presentes, itens frágeis como porcelana e vidro, produtos falsificados, artefatos de valor artístico e histórico, e por fim, materiais radioativos.
Produtos de importação dos EUA que são restritos
Como vimos acima, há muitos produtos dos EUA, que não podem ser importador de modo algum. Além desses, há outros itens que têm sua entrada regulada aqui no Brasil. Veja quais:
- Perfumes devem estar com outro tipo de mercadoria. Para pacotes de 1,81 kg os frascos devem ter até 50 ml; para cada 3,62 kg são permitidos frascos de 100 ml.
- Remédios precisam ter receita válida, feito por um médico brasileiro. A mesma deve estar descrita em um formulário e conter a tradução da bula, seguindo as normas e regras da ANVISA.
- Adoçante artificial só pode ser importado com a autorização da ANVISA.
- Os brinquedos precisam se enquadrar nos padrões e normas do INMETRO e sem a finalidade comercial.
- Alimentos são sujeitos à fiscalização e avaliação a ANVISA e do Ministério da Agricultura. Ressaltando que em alguns casos você irá precisar de uma autorização prévia.
- Baterias de íons-lítio são liberadas apenas 4 por pacote.
- Bebidas são permitidas somente com o devido preenchimento da Declaração de Importação (DI).
Valores e tamanhos que determina se pode ou não ser importado dos EUA
No Brasil existem muitas regras quanto aos produtos nacionais e não seria diferente quanto ao que pode ou não ser importado dos EUA. A começar pelo valor máximo de qualquer produto importado dos EUA que pode ser até apenas 3000 dólares, um regulamento criado e aplicado pelo USPS.
Portanto, qualquer produto que custar qualquer valor acima disso será devolvido ao vendedor. Dessa forma, a tentativa de importação será apenas desperdício de tempo e dinheiro, porque o valor do frete não será devolvido nem pela alfândega, tampouco pelo vendedor.
O peso dos pacotes de importação não deve ultrapassar os 30 kg. Entretanto, esse número pode sim ser alterado de acordo com o serviço de frete que você escolheu e contratou. Além do mais, é importante se atentar para os tamanhos, a dimensão tem que ser de até 1,05 m e o perímetro que são largura e altura, não podem passar de 2,00 m.
Importante sobre o que pode ou não ser importado dos EUA
Estamos falando estritamente dos produtos comprados nos EUA. Mas, todo e qualquer país tem suas regras próprias. Em geral, você pode usar esse artigo para não ter problemas com esse tipo de importação. Sendo assim, antes de importar não deixe de ver se seu produto se enquadra nos proibidos ou nos restritos, no ultimo caso, tente importar um que se enquadra nos padrões permitidos.
Reitero que é extremamente importante se atentar para às regras dos produtos que pretende importar para não perder tempo e muito menos dinheiro por simplesmente não ter conhecimento do que pode ou não ser importado dos EUA.
A lista é grande, mas ainda assim, têm muitos produtos que podem ser importados, como relógios, suplementos alimentares e eletrônicos, até TVs podem ser importadas se não ultrapassarem os limites de valor, peso e tamanho impostos pelo USPS.
Você pode ver aqui quais são os melhores produtos para importar dos EUA. Além disso, você pode fazer renda extra com a revenda de produtos importados, veja aqui como começar.
Eu aprendi essas e outras coisas com anos de importação, mas algumas dessas regras acima, eu só tive acesso através de um curso excelente que fiz de importação. Se quer trabalhar com isso ou simplesmente importar para economizar aproveitando os preços mais baixos dos EUA, recomendo que conheça a Academia do Importador.
Obrigada por ter lido e até a próxima!
Link permanente
Muito bom quando se encontra mesmo que sem querer
conteudos como deste blog e o artigo aqui, gostei muito do
que lí aqui… Valeu!