Como Fazer o Cálculo Da Taxa De Importação?

Tempo de leitura: 6 minutos

Neste artigo você irá aprender como fazer o cálculo da taxa de importação, para que não tenha surpresas com o valor final da sua mercadoria.

Como fazer o cálculo da taxa de importação?

Houve um “boom” na importação nesses últimos anos, e muitas pessoas começaram a comprar no exterior, porém sem o devido conhecimento. Com isso, surgiram vários cursos ensinando sobre importação – aqui eu falei sobre um que considero o melhor. Muitas pessoas criaram suas técnicas e macetes, mas muitas dessas pessoas se esqueceram de levar em conta os valores das taxas de importação.

Veja também: Como Importar Roupas – Passo a Passo.

A Tributação do Brasil é uma das mais altas do mundo. Em contrapartida, o salário é um dos mais baixos. O que causa um desajuste ainda maior, mas o que temos que levar em consideração aqui, são os valores das taxas. Isso porque muitas pessoas não sabem nem que taxas são, imagina o valor das taxas?

como fazer o cálculo da taxa de importação
Aprenda como fazer o cálculo da taxa de importação

O valor do Imposto de Importação está entre os impostos mais altos que pagamos ao governo. Vale lembrar que não se trata apenas de um imposto em si, podem ser vários dependendo do tipo de produto. Sendo assim, antes de finalizar a compra em qualquer que seja a plataforma internacional, verifique quais os encargos serão aplicados sobre a mercadoria.

Vale ressaltar, que apenas dessa forma você saberá exatamente o quanto pagará sobre seu produto importado. Todavia, ainda garanto que essa importação será muito vantajosa e lucrativa (Veja como melhorar a sua renda com produtos importados). Nos próximos tópicos do texto você aprenderá a simular o valor das taxas que irá pagar pela sua encomenda.

Quais são as tributações da alfândega sobre as importações?

Em janeiro de 1995, o Brasil adotou a nomenclatura usado no Mercosul (NCM), que é baseada no Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias (SH). Dentre essas regulamentações previstas para as alfândegas do Mercosul está a tarifa externa comum.

Com essa tarifa comum, o Brasil teve que aplicar na maioria das importações a mesma proporção de tributos alfandegários que os outros países do Mercosul. Entretanto, há algumas exceções para determinados tipos de produto. Veja os as demais tributações:

  • PIS de Importação – a alíquota de PIS para a maioria dos produtos importados é 1,65%.
  • COFINS de Importação – Tem a alíquota para quase todos os produtos de 7,6%.
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) – Esse imposto é calculado conforme o valor do produto e não tem a ver com seu peso, volume e quantidade. Exceto os produtos provenientes da indústria cervejeira que o cálculo é feito em cima de valor pré-fixado por unidade.
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) – Essa é a que mais varia, isso de acordo com o estado do endereço que irá recebe-lo. A porcentagem está entre 7% e 25%.

Como fazer o cálculo da taxa de importação?

Não importa de que país está importando, a legislação brasileira prevê que todos os produtos sejam tarifados. Isso porque aqui no Brasil, toda mercadoria tem um imposto. Claro que, como tudo existem exceções. Enfim, a alíquota do imposto de importação é de 60%.

É bem simples, siga essa fórmula: 60% x (Valor Declarado + Valor do Frete + Valor do Seguro)

  1. Valor Declarado – Ao comprar qualquer coisa no exterior, na caixa há uma Declaração, chamada de Declaração Aduaneira ou Alfandegária. Onde contém a descrição e o preço dos produtos que estão sendo enviados. Sendo assim, o preço dos produtos é chamado de valor declarado.
  2. Frete – Esse é o preço pago para o transporte do produto no Brasil, mas vale lembrar que varia de acordo com método de envio.
  3. Seguro – Este é um valor pago a transportadora para ter a segurança de que sua encomenda chegue em casa.(Confira essas dicas importantes para importar com segurança)
Entenda a fundo como fazer o cálculo da taxa de importação!

Caso não contrate um seguro o cálculo do imposto de importação de produtos muda um pouco. Veja como fica:

Imposto de importação 60% x (Custo do produto + custo do frete) + ICMS do estado

Mas, vale um adendo importante: se você está comprando no exterior com seu CPF, um produto no qual está descrito na declaração um valor abaixo de 50 dólares, você obterá a isenção da alíquota de 60%.

Entenda a legislação para os produtos importados

Como dissemos acima, toda e qualquer compra feita fora de território nacional está sujeita a taxa aduaneira. Mas, o grande volume de produtos importados não possibilita que todas as encomendas sejam taxadas.

Confira também: Vantagens de Importar para Revender – O que você não sabia!

Contudo, ainda assim é fundamental que você entenda a legislação. Conheça e entenda as principais regras jurídicas para importação feita por pessoa física, a chamada importação simplificada.

A DSI – Declaração Simplificada de Importação deve ser aplicada ao despacho de bens na alfândega nos casos a seguir:

  • Produtos importados por pessoa física com certa frequência e em grande quantidade que não são destinados ao comércio. Desde que o valor não seja maior que três mil dólares norte-americanos;
  • Produtos importados por pessoa jurídica cujo valor não seja superior a três mil dólares norte-americanos – ou o valor equivalente em outra moeda.

Isenções

Algumas mercadorias são passivas de isenção quanto ao imposto de importação. A exemplo disso estão: livros, medicamentos, softwares e jornais. No caso dos medicamentos a isenção só será aplicada se for aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e se tiver receita.

Aprendeu a fazer o cálculo do imposto de importação?

Acima de tudo saiba que você deve ser extremamente cuidadoso quando for declarar o valor de sua mercadoria. Dessa forma se o valor declarado for menor que o valor real e os ficais suspeitarem disso, eles poderão atribuir algum valor muito maior do que o que você pagou pela encomenda.

Como fazer o cálculo da taxa de importação? Aproveite este artigo!

Use tudo o que aprendeu e aplique esse cálculo ao valor da sua importação. Não importa se você vai comprar no exterior para revender ou se vai apenas ter os produtos que queria, é fundamental usar esse cálculo para não ter surpresas. Ou até mesmo ter sua mercadoria retida até o pagamento da taxa aduaneira. No curso Academia do importador você aprenderá muito mais sobre as tributações.

Tiramos as suas dúvidas sobre como fazer o cálculo do imposto de importação? Aproveite para aumentar os conhecimentos das pessoas que você sabe que importa e compartilhe este artigo em suas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *