Tempo de leitura: 6 minutos
Aprenda como importar dos EUA neste artigo. Eu preparei um passo a passo sobre importação e você conseguirá importar qualquer produto dos EUA.
Como Importar Dos EUA – Passo a Passo
As pessoas, em sua maioria, preferem fechar os olhos para importação com medo de comprar um produto e perdê-lo ou ser tarifado de forma indevida. Mas, quando as lojas e-commerce começaram a surgir também houve essa dúvida. E hoje é um sucesso e várias famílias vivem das vendas online.
Portanto, você deve saber que existem sim, meios seguros para importar e ainda economizar. Use este artigo como um guia com um passo a passo com tudo o que precisa saber sobre como importar dos EUA, passo a passo com dicas, fornecedores, impostos e fretes.
Comprar produtos com preços mais baixos do que são praticados no Brasil sem nenhuma diferença na qualidade, é um motivo real para você optar pela importação. Lembre-se que lá nos EUA, estão localizadas as sedes de muitas dessas empresas, assim como fábrica e grandes multinacionais. Por isso, os preços são mais acessíveis e os lançamentos são disponibilizados primeiro.
Veja também: Como Ter O Seu Endereço Nos EUA.
Entretanto, há uma questão, se você não ficar de olho no frete e no imposto sobre sua mercadoria, poderá ter uma surpresa quanto ao valor final. Isso significa que você pode gastar muito com essa importação. Então, para evitar isso, siga esse passo a passo.
Escolhendo o fornecedor ou vendedor para importar dos EUA
Para muitos, esse passo é apenas uma das fases da compra na qual você pesquisa os preços e verifica se tem a mercadoria desejada. Mas, esse pode ser um dos passos mais importantes da sua compra.
Primeiramente, o fornecedor tem que ser de confiança. Assim você vai ter a segurança de receber seus produtos. Em alguns casos, as pessoas compram em sites sem checar a idoneidade e acabam perdendo o dinheiro e caindo em sérios golpes.
Na maioria dos sites tem a área do cliente onde os compradores podem deixar suas opiniões sobre aquilo que comprou e você pode analisar as informações negativas e positivas de outros, a resposta da empresa e usar até fóruns de redes sociais ao seu favor.
Caso não tenha um bom inglês, use o Google tradutor. Certamente, essa ferramenta do Google será útil em algum ponto do caminho de importação. Isso porque mesmo que seja fluente em inglês, sempre terá uma palavra ou outra que você pode não saber.
Então, o primeiro passo é planejar qual fornecedor vai usar, você pode contatar o fornecedor, tentar saber mais sobre a mercadoria que deseja comprar, onde fica armazenada e suas garantias.
Antes de mais nada veja se o fornecedor vai te dar assistência caso o produto seja extraviado, pegue o código de rastreamento e dessa forma se tiver algum problema terá como entrar em contato.
Se tiver importando celular veja aqui como fazer isso, mas se for relógio há outras formas que você aprende aqui. E, quanto aos fornecedores de roupas, aqui tem cada um deles.
Melhor forma de pagar sua importação
As formas de pagamentos são diversas, assim como aqui no Brasil. No entanto, algumas são mais seguras do que as outras. Acredito que a melhor forma e mais abrangente é comprando com cartão de crédito internacional.
Você pode providenciar juntamente com seu banco, mas tem outras formas de fazer isso. Escrevi um artigo inteiro falando sobre isso, saiba mais. O PayPal é extremamente seguro e você poderá saber onde está o seu dinheiro a qualquer momento. E, se o produto não chegar é só bloquear o pagamento.
Veja também: Como Fazer o Cartão de Crédito Pré-pago?
O boleto bancário é muito perigoso, isso porque o fornecedor ou vendedor recebe o dinheiro imediatamente e pode não enviar a mercadoria. Infelizmente, existem pessoas de má fé. Se você tem confiança em um fornecedor específico, você até pode solicitar o estorno depois, mas recomendo que você não arrisque.
Escolha o tipo certo de frete para importar dos EUA
Nos EUA, há vários tipos de fretes e a escolha do mesmo irá influenciar diretamente no valor final da sua importação. Alguns já determinam que você será taxado na alfândega.
O mais indicado é escolher por um frete que disponibilize o código de rastreamento. Contudo, mesmo com essa medida de segurança, ainda recomendo que contrate um seguro.
Evite problemas ao importar dos EUA
Em tudo há algum tipo de reclamação. E, na importação não é diferente, os mais comuns são as dificuldades de rastreio e demoras nas entregas. Esses problemas são frequentemente causados por falta de experiência em importação, mas você poderá evita-los.
Comece escolhendo o fornecedor certo, tenha o cartão internacional, use o mascarador de IP e escolha um bom frete. Com relação ao frete opte por um que não custe tão alto, mas que não seja tão baixo que não forneça código de rastreio e seguro.
Veja se o fornecedor é registrado, as opiniões sobre ele e veja se consegue recomendação de alguém que já importa. Se você importar relógios aqui pode ver como importar, se importar roupas, aqui terá os melhores fornecedores.
A melhor dica para que consiga evitar problemas ao importar dos EUA, é se ater ao tempo de entrega, alguns demoram 20 dias outros mais, não pense que seu produto chegará cedo.
Esteja preparado para pagar o imposto
Jamais pense que seu produto não será taxado e que você será mais um sortudo que compra e não paga a tarifa aduaneira. As coisas não funcionam assim, não é tão simples. A legislação brasileira prevê que toda mercadoria proveniente do exterior seja taxada.
Artigo importante para aprender a calcular a taxa de importação.
Escrevi um artigo inteiro sobre como fazer o cálculo do imposto de importação. Recomendo que leia. Mas, resumidamente: as importações são taxadas com 60% de imposto mais ICMS do estado em cima do valor descrito na declaração de importação.
Conclusão sobre importar dos EUA
Esse passo a passo sobre importar dos EUA, é muito viável, e você pode utilizá-lo para todos os produtos, exceto suplementos e medicamentos, estes têm suas próprias regras. De modo que você só precisa pesquisar e analisar os sites e os produtos que irá importar.